Objetivos


A Federação Iberoamericana de Acústica (FIA) foi criada em Octubro de 1995, em Valdivia -Chile-, como uma federação científico-técnica sem fins lucrativos, cujos membros são as sociedades de acústica dos países de língua portuguesa e espanhola.

As sociedades de acústica da América do Sul há muito tempo que trabalham conjuntamente, em especial na organização de congressos, como o I Congresso Brasileiro-Argentino de Acústica realizado em Florianópolis em Abril de 1994 e na de diversos congressos organizados pelo Instituto Acústico da Universidad Austral de Valdivia (Chile) em 1994 e 1995, com a participação das Sociedades de Acústica de Espanha, Perú e Argentina.

A Federação Iberoamericana de Acústica tem como finalidade a promoção do desenvolvimento da acústica, reunindo em si as associações dos países iberoamericanos de língua portuguesa e espanhola, sendo os seus objectivos:

  • Integrar as associações cuja actividade se relaciona con a acústica a fim de promover o seu desenvolvimento e progresso, nos seus diferentes aspectos.
  • Establecer contactos através das associações membros de cada país, com organismos e empresas, publicas e privadas, associações, instituções científicas, universidades, organizações sindicais, etc. para o melhor alcance da sua finalidade.
  • Fomentar a criação de associações de acústica nos países ibero-americanos que as não tenham, e apoiar e fortalecer a actividade das associações já existentes nesses países.
  • Manter um sistema de divulgação e informação sobre todos os aspectos que se relacionam com a acústica.
  • Promover a investigação em acústica e a aplicação das suas tecnologías.
  • Promover e realizar congressos, encontros, cursos, jornadas e em geral todas as actividades ligadas ao progresso e desenvolvimento da acústica.
  • Establecer acordos de colaboração com organismos internacionais para a prossecução dos objectivos da Federação.
  • Fomentar o intercâmbio de conhecimentos, experiências e iniciativas existentes en cada um dos países membros para o desenvolvimento e progresso da acústica.
  • Impulsionar acções e projectos educativos em acústica, a todos os níveis de ensino, tanto académicos como profissionais.
  • Promover e divulgar a redacção e implementação de normas e recomendações no âmbito da acústica ambiental, para uma melhor qualidade de vida.

A FIA é membro observador do Instituto Internacional de Engenharia de Contrôle do Ruído (IINCE) e membro efectivo da Comissão Internacional de Acústica (ICA).


.